Por Rodrigo Rincón
O cuidado com o meio ambiente tem se tornado assunto primordial em todos os setores, sendo um assunto importante que visa amenizar os impactos das ações do homem corporativo. É por isso que as empresas estão voltadas para serviços sustentáveis, visando atender as demandas do público, mas sem degradar a natureza. E a sustentabilidade na construção civil tem ganhado destaque no meio corporativo.
Com objetivo de levar você a entender mais sobre o assunto, abaixo vamos mostrar o porque um engenheiro civil deve manter seu trabalho com foco na produção sustentável. Confira!
O que é sustentabilidade?
Sustentabilidade é manter ações do dia a dia que possam atender às necessidades humanas, mas sem prejudicar o meio ambiente. Ou seja, são ações que possuem como foco a natureza.
A própria palavra, que vem do latim, significa cuidar ou conservar. Assim, como o termo já sugere, ser sustentável é ter cuidado com a preservação ambiental.
Para entender melhor, é preciso observar que existem três áreas da sustentabilidade: social, ambiental e econômica. Esse tripé deve andar junto, de forma integrada para garantir a redução da degradação ao meio ambiente, fazendo com que empresas, sociedade, saúde, educação e todos os demais setores trabalhem para garantir impactos positivos.
Essa prática também é essencial na área das engenharias, pois é preciso atender às necessidades das pessoas, mas preservando a natureza. É assim que a sustentabilidade na construção civil se faz presente, permitindo que o serviço seja feito, mas que haja cuidados com a sociedade e o meio ambiente.
Qual a importância da sustentabilidade na construção civil
Como a ideia da sustentabilidade é promover um consumo mais consciente dos recursos naturais e diminuir os resíduos que são emitidos ao meio ambiente, é preciso obter técnicas que sejam inovadoras e permitam o máximo de reaproveitamento de materiais.
Assim, a sustentabilidade na construção civil deve observar os aspectos econômicos, ambientais e sociais para que o serviço seja de qualidade, mas sem impactar negativamente a natureza.
Para isso, vale apostar no respeito aos trabalhadores, no uso de materiais que sejam mais sustentáveis e na construção de projetos que possam ser feitos com fontes de energia renovável.
Ou seja, se você trabalha na construção civil, então deve aprender a:
1. Descartar seus resíduos
Mesmo que você adote em técnicas e ferramentas que diminuam os resíduos, ainda assim seus serviços vão gerar substâncias e materiais que devem ser descartados de forma sustentável.
Por isso, faça um planejamento de descarte, avaliando o local específico para que os resíduos sejam depositados até o fim da obra.
2. Utilizar materiais ecológicos
No mercado é possível encontrar materiais ecológicos, como plásticos reciclados, concreto de demolição de outras construções e madeira de reflorestamento. São diversos produtos que ajudam a preservar o meio ambiente e ainda oferecem segurança e qualidade no serviço prestado, garantindo a satisfação dos clientes.
3. Aproveitar a água
Um dos maiores desperdícios da sociedade é a água. Apesar de ser um bem precioso, a humanidade costuma ter hábitos que causam gastos desnecessários, além de poluir rios e mares.
Contudo, de acordo com os conceitos da construção sustentável, você pode aproveitar esse recurso natural. Por exemplo, você pode estocar a água da chuva em cisternas ou caixas d’água.
Você também pode optar por encanamentos que sejam mais resistentes e outros materiais que sejam eficientes para o uso da água.
4. Planejamento consciente
Você sabia que a sustentabilidade na construção civil começa desde o planejamento? Projetos inteligentes conseguem aproveitar melhor o terreno, além de preservar a natureza.
Sendo assim, você pode contar com iluminação solar, visando aproveitar a luz natural e poupar lâmpadas e consumo de energia elétrica. Também é interessante a escolha de um isolamento térmico para evitar a perda de calor durante o inverno. Com isso, é possível economizar energia com aquecedores.
5. Utilizar energia renovável
Outro recurso que a humanidade utiliza exageradamente, causando desperdício e impacto ambiental é a energia. Mas você pode minimizar esses gastos, optando por uma eficiência energética mais econômica e sustentável.
Escolha lâmpadas e eletrodomésticos que usem pouca energia elétrica. Além disso, dê preferência à energia solar para aquecer a água e ter mais aproveitamento do calor e do frio.
6. Melhor custo-benefício
Muitas pessoas pensam que escolher materiais recicláveis, usar energia solar e ter outras medidas sustentáveis torna os projetos mais caros. Mas não é bem assim, existem ferramentas que possuem um melhor custo-benefício.
No mercado você encontra materiais compostos por PAk, garrafas PET e pneu com menor custo e maior resistência. Também é possível utilizar madeira plástica, que além de serem muito fortes, não demandam a destruição de florestas.
O investimento pode ser menor, mas sem perder qualidade, resistência e beleza da obra.
O cuidado com o planeta precisa estar cada vez mais presente
A sustentabilidade na construção civil está cada vez mais em destaque, permitindo que seu serviço seja mais valorizado perante os clientes e o mercado. Assim, não deixe de oferecer o melhor para o seu público e para o meio ambiente. Afinal, a natureza também é a sua casa.