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As tendências do varejo para 2023

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Descubra as tendências do varejo para 2023

O comportamento do consumidor está mudando, e é fundamental que as lojas acompanhem as tendências do varejo em 2023.

Fatores como a transformação digital e a pandemia de coronavírus influenciaram as formas de consumo e esses novos comportamentos deverão estar em alta nesse ano.

Segundo pesquisas, as compras “figital” seguirão como preferência do público. “A união da experiência de compra física e digital veio para ficar e o varejista precisa oferecer essas duas possibilidades de compra”, comenta Priscilla Levinsohn, diretora de Marketing do Colinas Shopping, em seu artigo na revista Exame.

Nesse sentido, vale a pena conferir quais as próximas tendências do varejo 2023 e como se adaptar a elas.

Quais são as tendências do varejo para o ano de 2023?

As principais tendências do varejo para 2023 se concentram na integração entre físico e digital. É o que aponta um levantamento realizado pela consultoria Opinion Box e pela empresa de tecnologia e marketing Dito. 

Segundo a pesquisa, a internet se tornou a maior aliada dos consumidores. Em 87% dos casos, uma pesquisa de preço em loja física se torna uma compra online, enquanto 80% do público realiza o processo inverso, comparando na internet e finalizando o negócio presencialmente.

De modo geral, 39% do público enxerga os canais físico e online como complementares, e não concorrentes.

Por isso, as principais tendências do varejo 2023 estarão ligadas à transformação digital e ao entendimento que o consumidor possui do mercado. Veja detalhes sobre os principais fenômenos:

Metaverso

O metaverso é uma nova proposta de realidade virtual que imita as experiências e sentidos reais, mas com a praticidade e flexibilidade da rede.

Essa tendência está se consolidando no mercado por conta das facilidades que ela traz, como a possibilidade de visualizar os produtos em realidade aumentada, sem comprar, ou realizar provas em cabines virtuais totalmente personalizadas.

Inclusive, muitas empresas, como a Meta, dona do Facebook, já estão proporcionando experiências para os usuários conhecerem e interagirem com o metaverso.

Embora esta seja uma transformação digital em fase de testes, ela está se tornando, cada vez mais, parte dos investimentos de grandes indústrias, inclusive do varejo. Em 2023, será possível ver mais desse ambiente virtual comércio.

Sustentabilidade

Simultaneamente, muitos consumidores estão se preocupando com a sustentabilidade das marcas, e essa será uma das grandes tendências do varejo em 2023.

“A moda circular está se popularizando e ganhando cada vez mais força. Os varejistas precisam estudar meios de tornar seus produtos mais sustentáveis”, comenta Priscilla Levinsohn em seu artigo sobre moda circular

Enquanto a tecnologia avançou no mercado, mais pautas sobre economia circular e preservação do meio ambiente entraram em destaque.

O mesmo está acontecendo com outras discussões sociais, como a luta pelo preconceito e pela acessibilidade de todos os grupos consumidores.

Isso se potencializa com a integração entre o digital e o físico, pois é possível ter mais visibilidade nas causas e campanhas.

Por esse motivo, as tendências do varejo 2023 irão abordar alternativas para promover um consumo mais consciente e exigir das marcas novos posicionamentos sustentáveis.

Como seguir as tendências do varejo em 2023?

Para seguir as tendências do varejo 2023 é fundamental que as marcas estejam alinhadas com as expectativas do consumidor, e, para isso, devem acompanhar constantemente o mercado e realizar pesquisas.

Além disso, é essencial estar inserido no ambiente digital, para realizar a integração que o público está buscando.

Embora algumas tendências estejam em crescimento, adaptar seu negócio a eles permitirá ter um destaque no mercado, e, como indicam especialistas, isso será fundamental para atender às novas demandas.

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