Cidades como Piracicaba, Limeira e Araras têm registrado temperatura acima dos 30 graus Celsius. Os dias mais longos também motivam as pessoas a sair de casa: o sol tem surgido antes das 6h e se põe por volta das 19h. Como resultado, os parques e áreas de lazer da região recebem um grande número de pessoas, o que fez crescer a prática de atividades ao ar livre, sobretudo a caminhada.
Segundo a fisioterapeuta Ariane da Rocha, da Hapvida NotreDame Intermédica, a prática melhora a qualidade de vida. “A caminhada é uma atividade física aeróbica com muitos benefícios para a saúde. Exercitar-se regularmente ajuda a prevenir ou controlar, ajuda a respirar melhor, ajuda a prevenir ou controlar doenças como aterosclerose e hipertensão, além de reduzir riscos de um AVC ou um infarto”.
Outros benefícios estão ligados à saúde mental e à vascular, pois o coração é um dos órgãos mais beneficiados. Também há evolução na capacidade cardiorrespiratória. “Caminhar gera o aumento dos batimentos cardíacos, melhora o fluxo sanguíneo e contribui muito para uma boa respiração”, explica Ariane.
Entre as mulheres, a atividade física combate a osteoporose, doença que enfraquece os ossos, deixando-os mais propensos a fraturas. A perda de massa óssea também pode ocorrer entre os homens acima dos 50 anos de idade. “A caminhada fortalece os ossos e articulações, sendo especialmente importante para o período pós-menopausa”, conta a fisioterapeuta.
Melhora a circulação sanguínea
A atividade física também contribui para o fortalecimento muscular. Ariane explica que os músculos captam mais oxigênio. Os efeitos positivos incluem a redução do inchaço nas pernas, melhora da circulação sanguínea e a diminuição da retenção de líquidos.
Quanto à frequência, a recomendação é de pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica moderada ou 75 minutos de atividade aeróbica vigorosa por semana, ou uma combinação de atividade moderada e vigorosa. Isso equivale a aproximadamente 30 minutos diários de caminhada moderada, cinco vezes por semana.
Mas a fisioterapeuta alerta: “A pessoa deve consultar um profissional antes de iniciar qualquer programa de exercícios”. Outras recomendações são evitar os horários de sol intenso, usar roupas leves e se hidratar ao longo da atividade, o que tornam o exercício físico mais prazeroso.