Notícias Como está o marketing da sua empresa?

Como está o marketing da sua empresa?

-

Marketing é uma ciência do consumo, uma área do conhecimento que une a comunicação, a psicologia comportamental, a estratégia e a gestão para levar produtos e serviços até os clientes.

Marketing é um conjunto de atividades orientado a entender e atender as necessidades do cliente. Na área de marketing, prefere-se o termo “cliente” aos termos consumidor, comprador ou usuário.

Por cliente, no entanto, estamos tratando de todos os estágios do processo de compra e relacionamento, desde o prospect (pessoa interessada em mais informações sobre a marca e os produtos) até o ex-cliente (alguém que já comprou e deixou de comprar), incluindo todas as etapas intermediárias neste relacionamento.

O objetivo do marketing é entender tão bem o consumidor que ele se torne cliente de uma empresa e nunca mais deixe de sê-lo. Marketing bem estruturado é aquele que faz com que o produto se venda praticamente sozinho.

O profissional de marketing pode atuar em diversas frentes, desde o planejamento até o relacionamento com os consumidores. Pode cuidar das estratégias iniciais e até mesmo executar o que foi planejado, como é o caso dos profissionais de marketing direto.

Em muitas empresas, a área de vendas responde às necessidades do marketing, executando as atividades de venda que fazem parte do ciclo de relacionamento com os clientes. Em outras organizações, o marketing dá suporte à área de vendas, atuando nos processos das atividades comerciais.

Hoje existem diferentes vertentes de marketing, como o marketing orientado a vendas, o marketing orientado ao relacionamento, o marketing orientado à marca (ênfase em branding), marketing orientado ao produto, o marketing digital, o inbound marketing, entre outras vertentes. Algumas vertentes não passam de títulos pomposos criados para vender alguma ferramenta, outras são respostas a mudanças na sociedade às quais a área de marketing precisa reagir.

Definições de Marketing

Dentre as mais relevantes definições de marketing, selecionei aquelas que representam realmente o total das atividades de marketing:

“Uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado”. – Definição da American Marketing Association (2005)

“A atividade, conjunto de instruções e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo”. – Definição da American Marketing Association (2008)

“Satisfazer o cliente de forma lucrativa, criando relação de valor com clientes importantes”. – Philip Kotler

“Identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente de forma lucrativa”. – Chartered Institute of Marketing

“O conjunto de atividades que tem por fim concretizar relações de troca. Esta troca ocorre entre os produtos e serviços da empresa com o poder aquisitivo do consumidor”. – Raimar Richers

“A função elementar do marketing é contar uma boa história, gerar percepção de valor e criar um posicionamento na mente do cliente.” – Rafael Rez

Marketing é uma ciência do consumo, uma área do conhecimento que une a comunicação, a psicologia comportamental, a estratégia e a gestão para levar produtos e serviços até os clientes.

Marketing é um conjunto de atividades orientado a entender e atender as necessidades do cliente. Na área de marketing, prefere-se o termo “cliente” aos termos consumidor, comprador ou usuário.

Por cliente, no entanto, estamos tratando de todos os estágios do processo de compra e relacionamento, desde o prospect (pessoa interessada em mais informações sobre a marca e os produtos) até o ex-cliente (alguém que já comprou e deixou de comprar), incluindo todas as etapas intermediárias neste relacionamento.

O objetivo do marketing é entender tão bem o consumidor que ele se torne cliente de uma empresa e nunca mais deixe de sê-lo. Marketing bem estruturado é aquele que faz com que o produto se venda praticamente sozinho.

O profissional de marketing pode atuar em diversas frentes, desde o planejamento até o relacionamento com os consumidores. Pode cuidar das estratégias iniciais e até mesmo executar o que foi planejado, como é o caso dos profissionais de marketing direto.

Em muitas empresas, a área de vendas responde às necessidades do marketing, executando as atividades de venda que fazem parte do ciclo de relacionamento com os clientes. Em outras organizações, o marketing dá suporte à área de vendas, atuando nos processos das atividades comerciais.

Hoje existem diferentes vertentes de marketing, como o marketing orientado a vendas, o marketing orientado ao relacionamento, o marketing orientado à marca (ênfase em branding), marketing orientado ao produto, o marketing digital, o inbound marketing, entre outras vertentes. Algumas vertentes não passam de títulos pomposos criados para vender alguma ferramenta, outras são respostas a mudanças na sociedade às quais a área de marketing precisa reagir.

Definições de Marketing

Dentre as mais relevantes definições de marketing, selecionei aquelas que representam realmente o total das atividades de marketing:

“Uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado”. – Definição da American Marketing Association (2005)

“A atividade, conjunto de instruções e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo”. – Definição da American Marketing Association (2008)

“Satisfazer o cliente de forma lucrativa, criando relação de valor com clientes importantes”. – Philip Kotler

“Identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente de forma lucrativa”. – Chartered Institute of Marketing

“O conjunto de atividades que tem por fim concretizar relações de troca. Esta troca ocorre entre os produtos e serviços da empresa com o poder aquisitivo do consumidor”. – Raimar Richers

“A função elementar do marketing é contar uma boa história, gerar percepção de valor e criar um posicionamento na mente do cliente.” – Rafael Rez

Como está o marketing da sua empresa?

Últimas Notícias

A Queda Do Cold Call? Como A Geração Z Está Redefinindo O Contato Comercial Nas Empresas

Com a ascensão de jovens gestores, abordagens comerciais tradicionais perdem espaço para interações digitais mais personalizadasA transformação geracional nas...

Melhor Opção Para Comprar Um Imóvel: Consórcio Ou Financiamento?

A decisão de adquirir um imóvel é um passo significativo na vida de qualquer pessoa. Neste momento, muitos se deparam com...

Como Um Escritório De Contabilidade Em Sjc Ajuda A Gestão Financeira Da Sua Empresa

São José dos Campos (SJC) é um dos principais polos econômicos do interior paulista, com destaque nas áreas de...

Envelhecimento Populacional: Um Risco Para As Síndromes Respiratórias Graves

Dados do Boletim Epidemiológico InfoGripe da Fiocruz revelam que o Brasil registrou 24.571 hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave...
- Advertisement -

Readmio E Rede Multilateral Se Unem Para Levar Leitura Interativa A Mais Famílias Brasileiras

O Readmio, aplicativo de leitura infantil interativa, firmou uma parceria com a Rede Multilateral, organização que atua com educação e...

Bahia Ganha Curso De Mineração 4.0 Com Padrão Internacional

Projeto é uma parceria da Brazil Iron com a CBPM, o Imperial College e o Senai Cimatec Iniciativa visa qualificar...

Deve Ler

A Queda Do Cold Call? Como A Geração Z Está Redefinindo O Contato Comercial Nas Empresas

Com a ascensão de jovens gestores, abordagens comerciais tradicionais...

Melhor Opção Para Comprar Um Imóvel: Consórcio Ou Financiamento?

A decisão de adquirir um imóvel é um passo significativo na...
- Advertisement -

Você pode gostar tambémRELACIONADO
Recomendado