Notícias Moda outono-inverno 2023: como unir moda consciente com as...

Moda outono-inverno 2023: como unir moda consciente com as principais tendências?

-

A moda consciente está ganhando cada vez mais espaço nas tendências de moda, e não será diferente nas coleções de outono-inverno 2023.

Os consumidores buscam, cada vez mais, alternativas de menor impacto ambiental, além de investir em sustentabilidade. Como apresenta Priscilla Levinsohn, diretora de marketing do Colinas Shopping, em seu artigo, o mercado de moda consciente pode chegar a U$15,2 bilhões entre 2025 e 2030.

Esse crescimento é positivo também para outros setores, já que com o investimento em tendências sustentáveis, é possível promover um consumo melhor.

O que é moda sustentável e por que ela é importante?

A moda sustentável é um conceito que engloba práticas responsáveis e conscientes na produção e consumo de roupas. Ela busca minimizar os impactos ambientais, como o uso excessivo de recursos naturais e a poluição, além de promover condições de trabalho justas e seguras.

Esse conceito se baseia em três pilares principais: meio ambiente, responsabilidade social e consumo consciente.

No que diz respeito ao meio ambiente, a moda sustentável visa reduzir o uso de recursos naturais, com materiais orgânicos ou reciclados e práticas de fabricação mais limpas.

Enquanto isso, a responsabilidade social garante condições justas para os trabalhadores, com intenção de extinguir o trabalho infantil, por exemplo.

Ainda, prega pelo consumo consciente, promovendo a qualidade, durabilidade e reutilização das peças, em vez de seguir as tendências a cada mudança.

Por meio dessas práticas, é possível preservar o meio ambiente, melhorar as condições de vida dos trabalhadores na indústria da moda e promover uma economia circular.

Tendências sustentáveis para a temporada de outono/inverno de 2023

Com o conceito de moda consciente em mente, a indústria está investindo em roupas sustentáveis para a temporada de outono/inverno 2023, especialmente materiais reciclados e tecidos orgânicos.

A substituição de itens sintéticos ou que emitem poluentes está sendo desencorajado, inclusive com a adoção de tintas naturais, por exemplo.

Além disso, essas ações também promovem o upcycling, uma forma de reciclar as roupas por meio de personalizações, adição de outros elementos e economia circular, como compras em brechó, por exemplo.

Dicas de como praticar moda sustentável e consciente

Para praticar a moda sustentável e consciente, é importante colocar algumas dicas em prática. Veja como adotar trocas simples no dia a dia e no que investir para aderir a essa tendência:

Armário cápsula

O armário cápsula consiste em ter um número reduzido de peças de qualidade, versáteis e duradouras.

Essas peças devem combinar entre si, permitindo criar diversos looks com um número limitado de roupas. Isso evita o consumo excessivo e promove a reutilização das peças que você já possui.

Para Priscilla Levinsohn, é preciso escolher peças atemporais e de boa qualidade, duráveis e com materiais sustentáveis.

Reutilize e troque roupas

Antes de descartar uma roupa, pense em maneiras de reutilizá-la ou transformá-la. É possível customizá-la, consertá-la ou combiná-la com outras peças para criar looks diferentes.

Além disso, vale explorar opções de trocas de roupas com amigos ou participar de grupos de trocas locais.

Alguns clientes disseram na pesquisa usar cada vez mais serviços que contribuem para o prolongamento da vida útil de suas vestimentas e acessórios. Pelo menos 20% das pessoas entrevistadas já estão vendendo artigos que não usam mais, 20% doam as suas peças usadas e 13% as reparam e customizam.

Compre de marcas sustentáveis

Para quem deseja participar das tendências de outono/inverno 2023, vale fazer uma pesquisa sobre as marcas de moda sustentável comprometidas com práticas éticas e ambientalmente responsáveis.

Verifique se elas possuem certificações de sustentabilidade, como o uso de materiais orgânicos, comércio justo e transparência na cadeia de fornecimento.

Dessa forma, poderá garantir peças verdadeiramente comprometidas com o meio ambiente.

Últimas Notícias

Rodrigo GR6: da periferia ao topo da indústria musical

Rodrigo Oliveira, nascido em Recife e criado em São Paulo desde os 9 anos, trilhou um caminho improvável rumo...

Pesquisa revela os 20 piores comportamentos dos passageiros brasileiros em aviões

Chutar o assento da frente e comportamentos agressivos são os mais mencionados pelos entrevistados.Seguem-se as pessoas agressivas e as...

Falsos torcedores: Uma mancha no Instagram dos times da Série A?

16 dos 20 times da Série A do Brasileirão 2023 possuem "fake followers" no Instagram, com Flamengo, Palmeiras, Corinthians...

Paixão pelo agronegócio, Adelaide Britto impulsiona a superar novos desafios e busca oportunidades de crescimento.

Apaixonada por cavalos, a empresária mantém o compromisso com odesenvolvimento sustentável e o bem-estar dos animaisDescendente de uma tradicional...
- Advertisement -

Leticia Manzan celebra 10 anos de marca com parceria inédita com Swarovski na América Latina

A estilista mineira assina coleção Manzan decorada com Crystals by Swarovski, feita 100% com os cristais austríacos que conquistam...

Tapeçaria Alemão reforça compromisso com Acessibilidade Automotiva para PCDs

Com foco em inclusão, a Tapeçaria Alemão destaca sua expertise em adaptações veiculares para pessoas com deficiência.Durante o Dia...

Deve Ler

Rodrigo GR6: da periferia ao topo da indústria musical

Rodrigo Oliveira, nascido em Recife e criado em São...

Pesquisa revela os 20 piores comportamentos dos passageiros brasileiros em aviões

Chutar o assento da frente e comportamentos agressivos são...
- Advertisement -

Você pode gostar tambémRELACIONADO
Recomendado