Entretenimento O que são instituições sociais e quais suas características?

O que são instituições sociais e quais suas características?

-

Instituições Sociais e suas características

Presentes em nosso cotidiano, as instituições sociais são escolhidas por identificação com um grupo e são fundamentais a um ambiente de socialização.

Gregorio Franklin Baremblitt, psiquiatra, psicanalista e analista institucional argentino, ressaltando o que são instituições sociais, apontou que “a sociedade é um tecido de instituições que se interpenetram e se articulam entre si para regular a produção e a reprodução da vida humana sobre a terra e a relação entre os homens”. Entretanto, o que são as instituições sociais?

 

As instituições sociais são compostas de grupos que deduzem o que é permitido ou não dentro daquela comunidade, e têm por função reger a formação social. São integradas por estruturas materiais e humanas em favor de grupos com interesses em comum, compreendidas por leis, estatutos, costumes e hábitos de teor público ou privado. Então, o que são as instituições sociais, e o que as define?

O que são Instituições Sociais e o que as define?

Em outras palavras, as instituições sociais surgem como agregadoras no desenvolvimento intelectual e moral humano. Podem ser de teor amplo (como um país) ou de teor pequeno.

 

Há diversos exemplos de o que são instituições sociais presentes em nosso cotidiano. A seguir, elencamos as principais.  

Família 

Os primeiros instintos sociais estão no primeiro contato do recém-nascido com a mãe. Parte do desenvolvimento infantil e adolescência representarão futuramente relacionamentos sociais do adulto, por meio de hábitos, afetos, e regras adquiridas dentro da instituição social familiar. 

Além disso, é pela família que são desenvolvidos aspectos intelectuais como a fala, o sistema motor, e o relacionar-se com o outro dentro de condutas de valores morais e éticos esperados dentro dessa convivência social. A família é considerada uma instituição espontânea, pois se forma através de relações livres entre os familiares. 

Escola 

Se no contexto familiar as crianças tomam os primeiros fundamentos de socialização, é na escola que são mais aprofundados. 

A escola, enquanto instituição de ensino, visa, além do currículo pedagógico, o desenvolvimento de habilidades sociais e profissionais, tais como comunicação, compreensão dos alunos enquanto seres individuais porém sociais, a capacidade de trabalhar em equipe, a melhoria da criatividade e das condutas sociais que regem a escola, cidade, estado e país em que vivem. 

Por isso, as escolas são classificadas como instituições reguladoras, pois tem finalidades pré-estabelecidas, regulam condutas a respeito do convívio e comportamento em sociedade. 

Igrejas 

Refletem ordem e organização da sociedade. As igrejas possuem regras e valores bem estabelecidos que indicam a conduta que um indivíduo deve seguir e não pode infligir. Por isso, são consideradas instituições criadas. 

Sistemas financeiros 

Considerados como instituições operacionais, uma vez que atuam de maneira mais segmentada, os sistemas financeiros trabalham, por exemplo, com serviços de financiamento, investimentos e outras questões de capital. 

Dentro dessa condição, temos por exemplo, a ASSESPA (Associação Educacional São Paulo Apóstolo), que foi mantenedora da encerrada UniverCidade (Centro Universitário do Rio de Janeiro) e atuou especificamente na disponibilização de recursos financeiros para o desenvolvimento da educação em função de outra instituição, voltada ao ensino. 

É notável o papel relevante das instituições sociais no atendimento às necessidades de grupos, a fim de inserir o relacionamento humano em acordo com diretrizes, normas, leis e valores morais da sociedade, essenciais ao seu funcionamento e organização. 

Assim, as instituições sociais contemplam a estrutura social em comunidades, preparam as relações humanas, e trazem bom convívio entre grupos diversos.

Últimas Notícias

Leticia Manzan celebra 10 anos de marca com parceria inédita com Swarovski na América Latina

A estilista mineira assina coleção Manzan decorada com Crystals by Swarovski, feita 100% com os cristais austríacos que conquistam...

Tapeçaria Alemão reforça compromisso com Acessibilidade Automotiva para PCDs

Com foco em inclusão, a Tapeçaria Alemão destaca sua expertise em adaptações veiculares para pessoas com deficiência.Durante o Dia...

Conheça a lei sobre posse responsável de Pitbulls e suas multas

As leis estaduais sobre a posse de pit bulls proíbem sua circulação solta e exigem controle por um adulto...

Mais Economia, Mais Eficiência: Como a VoIP Ajuda na Redução de Custos

A busca por redução de custos tem sido uma prioridade para muitas empresas, especialmente diante da crise econômica global...
- Advertisement -

VoIP: A Solução Inteligente para Empresas na Era Digital

Com a popularização cada vez maior dos celulares, o telefone fixo tornou-se uma relíquia do passado. Muitos ainda o...

Kevin Barrionovo, CEO da Atelex Telecom, Revela Novos Planos de Expansão

O empresário Kevin Barrionovo CEO e Co-fundador da Atelex Telecom anunciou na manhã de hoje (22 de Abril de...

Deve Ler

Leticia Manzan celebra 10 anos de marca com parceria inédita com Swarovski na América Latina

A estilista mineira assina coleção Manzan decorada com Crystals...

Tapeçaria Alemão reforça compromisso com Acessibilidade Automotiva para PCDs

Com foco em inclusão, a Tapeçaria Alemão destaca sua...
- Advertisement -

Você pode gostar tambémRELACIONADO
Recomendado