Economia Oeste baiano concentra um dos mais modernos polos agroindustriais...

Oeste baiano concentra um dos mais modernos polos agroindustriais do país

-

Confira como o oeste baiano concentra um dos mais modernos polos agroindustriais do país

Com o investimento em tecnologia e os resultados positivos de fazendas como o Agronegócio Estrondo, o Oeste da Bahia se tornou um dos pólos agroindustriais mais importantes para o Brasil.

Ele é responsável por parte considerável da produção de grãos do país, além de contribuir para o destaque nacional no mercado de exportações.

Com as previsões dos próximos meses indicando um crescimento ainda mais positivo, vale a pena conhecer um pouco sobre a região e a sua importância para o cenário do agronegócio.

Veja a seguir mais detalhes sobre como a Bahia se tornou um pólo agroindustrial e os números projetados para as safras 2022.

O crescimento do Oeste da Bahia

O Oeste da Bahia começou a crescer no agronegócio em torno dos anos 1980, com a baixa no preço das terras e o início da expansão agrícola. 

Embora a região tenha sido importante nos anos anteriores, com o início das produções de cana-de-açúcar, seu solo era considerado difícil de plantar. No entanto, atraiu diversos brasileiros para as cidades do interior, quando tinham apenas algumas comunidades rurais. Isso foi graças, principalmente, a alguns investimentos que o governo federal promoveu na infraestrutura do lugar, ao longo dos anos.

Com um clima favorável e trabalhadores dispostos, foi possível adaptar o plantio para alguns grãos, como o milho e a soja, que se destacaram na localidade. Em três décadas, o Oeste da Bahia passou de 300 hectares para cerca de 70 mil voltados para cultivo.

Atualmente, concentra vários dos municípios agrícolas mais ricos do país, resultado do investimento de empresas e fazendas como o Agronegócio Estrondo, que implementaram novas tecnologias na região ao longo dos anos.

Por conta da sua estrutura, este pólo agroindustrial não sentiu os impactos econômicos da pandemia de Covid-19, mantendo suas exportações com o dólar em alta. 

Em 2022, a região contribuiu para o PIB brasileiro com crescimento de 5,7% no primeiro trimestre, sendo um dos únicos setores a terem desempenho positivo.

Principais cidades do Oeste da Bahia

O polo agroindustrial concentrado no oeste baiano conta com alguns municípios principais, incluindo:

  • Formosa do Rio Preto;
  • Riachão das Neves;
  • Luís Eduardo Magalhães;
  • Barreiras;
  • São Desidério;
  • Correntina;
  • Jaborandi;
  • Cocos;
  • Baianópolis.

A área ocupada pelo cerrado baiano é de aproximadamente 9,1 milhões de hectares, dos quais 5,5 ha são terras agricultáveis, segundo informações do Governo da Bahia.

Nessa região, apenas o algodão herbáceo e a soja representam quase 80% do valor de produção dos grãos. 

Formosa do Rio Preto e São Desidério detêm, respectivamente, 31% e 22% do total dos plantios. Recentemente, os municípios expandiram ainda mais seus territórios, por conta da ação da fazenda Agronegócio Estrondo, que contribuiu para o aumento dos hectares e construiu estradas para conectar as regiões.

Cidade do agronegócio: as maiores produções do Oeste da Bahia

Segundo o SEI (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia), previsões estimam que a produção de cereais na Bahia pode chegar a 11,37 milhões de toneladas em 2022, representando um crescimento de 8,2% na comparação com a safra 2021. Este será o maior resultado da série histórica do levantamento.

Os plantios em larga escala se concentrarão na soja, milho e algodão, além de ampliar os hectares de café, arroz e feijão.

Para a safra 2025/2026, as projeções apontam uma produção de 129,2 milhões de toneladas de soja, representando um acréscimo de 35,1%, além de aumento de 60% na produção de milho.

Na safra 2021/2022, esse aumento já foi evidenciado, especialmente na fazenda Agronegócio Estrondo, responsável por 44 mil toneladas da produção de milho.

Quais as expectativas para o polo agroindustrial do oeste da Bahia?

Nos próximos meses, é possível esperar um crescimento ainda maior desse pólo agroindustrial, principalmente pelos recentes investimentos na região.

As fazendas que compõem o Agronegócio Estrondo, além de aumentar o número de hectares para se manter entre os principais produtores, também estão revitalizando e construindo estradas que ligam os principais municípios.

Assim, o transporte das safras poderá ser feito com ainda mais segurança, permitindo que as cidades do oeste da Bahia continuem em destaque nacional.

Últimas Notícias

Reginaldo Leme participa da APAS Show junto a empresa de Sistemas de gestão para Supermercados RP INFO

O jornalista esportivo Reginaldo Leme marcou presença na edição deste ano da APAS Show e reforçou o compromisso da...

Ascensão das MediaTechs: Como a Inovação em meios de comunicação e Tecnologia está Redefinindo o Setor no Brasil

Revolucionando o mercado de Mídia e Tecnologia as novas empresas de produção de conteúdo multimídia estão Transformando o Setor...

Os desafios de uma startup do setor de transportes, segundo o seu CEO

A Venda Truck, uma inovadora startup do setor de transportes, surge como uma solução disruptiva no mercado de veículos...

A estratégia da Climba para competir com multinacionais do e-commerce

No universo do e-commerce, onde gigantes multinacionais muitas vezes dominam o cenário, surgem histórias de inovação e sucesso que...
- Advertisement -

Pesquisa: esses são os hábitos que arruínam os relacionamentos amorosos

Comunicação, confiança, tempo de qualidade e uso excessivo do celular são os primeiros da lista.O Brasil Apostas, o site...

Três edifícios brasileiros se destacam entre os mais altos da América Latina

Camboriú possui três arranha-céus entre os mais altos da América Latina.A cidade também planeja construir a Torre do Triunfo,...

Deve Ler

- Advertisement -

Você pode gostar tambémRELACIONADO
Recomendado