É fundamental que empresas de contabilidade tenham web sites profissionais, redes sociais atualizadas e uma presença online consistente se quiserem continuar crescendo, mantendo seu posicionamento e seus clientes.
Em 2021, há um grande movimento de empresas de contabilidade rumo ao marketing digital, automação de marketing e processos de contabilidade online.
O jogo dos negócios mudou com a contabilidade online e processos cada vez mais automatizados, dinâmicos e eficazes. Construir e manter a presença online dos escritórios de contabilidade, deixou de ser opcional e passou a ser questão de sobrevivência do negócio.
O fato é que muitos empresários tradicionais de contabilidade, ou mesmo contadores que prestam esse serviço de uma maneira mais personalizada, não estão conseguindo se adaptar a essa nova realidade com a velocidade necessária e isso pode ser um problema.
O tradicionalismo e o corporativismo do setor não vai mais conseguir proteger as empresas de contabilidade e outros setores de serviços, se o empresário não acelerar a digitalização de seus processos. E a verdade é que na maioria dos casos, as soluções caseiras não darão conta do recado.
Se sua empresa de contabilidade está vivendo esse dilema, calma. Sair fazendo as coisas loucamente e sem refletir, também não é a melhor saída.
3 passos a se considerar na construção da presença online da sua contabilidade:
- Mapeie seus processos comerciais e de atendimento e identifique todos os pontos de contato do seu cliente.
- Faça um benchmarking sobre as melhores práticas disponíveis no mercado e encontre os seus pontos de melhoria.
- Cuidado para não querer abraçar o mundo. Primeiro cuide do seu quintal. Ou seja, comece criando um plano de retenção de clientes e mostrando que eles não precisam buscar outros fornecedores, porque sua empresa também está antenada e atualizada com o novo momento desse mercado.
Como começar a digitalização da sua contabilidade?
Há várias maneiras, mas acreditamos que a melhor delas é equilibrar o trabalho rápido com o trabalho certo.
Aí cabe a cada empreendedor decidir se dá essa jornada sozinho, estudando, aprendendo e testando o que aprendeu com os inúmeros conteúdos disponíveis na internet, ou se vai encontrar apoio especializado para fazer a transformação digital de sua empresa contábil.
Às vezes o barato sai caro, por que pode estar fazendo perder tempo com erros, enquanto a concorrência pode estar se distanciando e se posicionando em um terreno que antes era dominado pela sua marca ou empresa.
Empresas como a Spar.Digital que apoiam o processo de presença online de contabilidades, são um exemplo de apoio externo que pode fazer sentido para quem quer ir mais rápido e com menos problemas tudo a profissionalização da presença online do negócio contábil.
Por: Cido Rodrigues – Business Coach, empresários e especialista em negócios digitais e automação de processos de marketing e vendas!