Conheça as áreas profissionais que podem mudar seu futuro em 2022
Você sabe quais serão as profissões em alta no próximo ano? Hoje, o mundo globalizado, as novas mídias e a tecnologia avançando constantemente são fatores decisivos no mercado de trabalho.
Para escolher o curso que irá nortear seu trabalho daqui em diante, é importante considerar esse cenário e apontar para área que mais se adequa àquilo que você gosta e que terá demanda de mercado.
Neste post, confira as áreas que terão destaque em 2022!
Áreas que estarão em alta em 2022
Tecnologia
Não é novidade para ninguém o avanço contínuo da tecnologia e, ao contrário do que muitos pensam, essa é uma área que não vai tirar empregos, e sim gerará novas funções que nem imaginamos.
Hoje, já existe uma gama de profissões em alta, com grande demanda e pouca mão de obra. Excelente para quem gosta da área e está disposto a se aprofundar.
Mercado Financeiro
Há alguns anos, o mercado de finanças era pouco conhecido e rodeado de tabus. Atualmente, isso mudou e as pessoas têm acesso a mais conhecimento, o que fez a área expandir consideravelmente.
De acordo com a B3, houve aumento no número de investidores no mercado de ações que chegou a quase 300%.
Finanças e contabilidade
Nesse momento delicado do pós-pandemia, os profissionais do mercado financeiro terão uma grande demanda de trabalho. Logo, se você se interessa por essa área, deve desenvolver visão estratégica e raciocínio analítico.
Vendas e marketing
O marketing sempre foi um dos pilares de qualquer negócio de sucesso. Sabendo disso, todas as empresas sempre destinam boa parte do seu dinheiro ao desenvolvimento da área.
Hoje, há meios de analisar detalhadamente todo o mercado e tomar decisões mais calculadas para influenciar o público que deseja atingir. Só que para isso, é preciso bons profissionais.
Engenharia
Uma área com ampla demanda é a de engenharia. Atualmente, há uma lacuna no mercado de profissionais de logística, sustentabilidade e infraestrutura.
Jurídico
A forma de trabalhar mudou, novos modos de agir na rede surgiram e a proteção de dados tem sido cada vez mais requisitada. Portanto, o profissional com visão de negócio e que sabe se adaptar ao avanço da tecnologia terá espaço garantido no setor jurídico.
Seguros
A pandemia abriu os olhos da população para a necessidade de estar preparado para fatalidades que não estão sob nosso controle.
Com isso, o mercado de seguros cresceu e a busca por profissionais da área tem expectativas de aumentar.
Profissões em alta para 2022
Cada uma das áreas acima descritas tem uma demanda específica de profissionais. Veja as principais carreiras para 2022.
Cientista de dados
Dados são o novo petróleo e saber interpretá-los e usá-los a seu favor é o que levará as empresas mais longe. Para se tornar um cientista de dados não há uma formação específica. Geralmente, esses profissionais vêm de áreas como Estatística ou Ciência da Computação.
Nesse sentido, a PUC é uma faculdade conhecida no país inteiro e que tem diversas unidades em grandes cidades, sendo a melhor universidade não pública do Estado de SP. Logo, pode ser uma interessante opção para quem quer se aprofundar nessa área.
Desenvolvedor de aplicativos
Um desenvolvedor de aplicações ou programador trabalha na concepção, planejamento, desenvolvimento, implementação e divulgação de soluções focadas para dispositivos móveis.
Nesse sentido, um desenvolvedor precisa de conhecimento em áreas como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Matemática, entre outras.
A UniverCidade — Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro —, uma das maiores universidades particulares do Rio de Janeiro, e que oferecia cursos na área de tecnologia e engenharia, era conhecida na área.
Especialista em e-commerce
Assim como no comércio físico, o e-commerce demanda estratégia, qualidade no atendimento e entrega de valor ao cliente.
Para desenvolver as habilidades necessárias e desempenhar bem essa função, é interessante ser formado em marketing, publicidade e propaganda ou áreas da comunicação e administração.
Nesse caso, as faculdades referência são a Escola Superior de Propaganda e Marketing e a FGV.
Especialista em inteligência artificial
Para se tornar especialista em inteligência artificial é preciso conhecimento em Ciência de dados. Aqui, faculdades de engenharia, matemática e estatística são boas opções.
Engenheiro robótico
O engenheiro em robótica precisa de formação em Engenharia Elétrica ou Mecatrônica. Áreas interdisciplinares que exigem reflexão sobre consequências sociais, ambientais e éticas do desenvolvimento dessa tecnologia.
Especialista em big data
Essa profissão pode ser confundida com a de cientista de dados, porém o Cientista de Dados prevê padrões futuros com base em dados do passado usando Machine Learning, enquanto um Analista de Dados é o profissional que seleciona insights significativos a partir de dados históricos.
Para ser big data, é preciso ter conhecimentos básicos em banco de dados e estrutura de linguagem de programação, além de entender sobre infraestrutura e dominar minimamente estatística.
Seja um profissional do futuro. Aproveite as profissões em alta e entre no mercado de trabalho apostando nas melhores oportunidades.