Saúde Volta Às Aulas: Lancheira Contribui Na Alimentação Infantil Saudável

Volta Às Aulas: Lancheira Contribui Na Alimentação Infantil Saudável

-

Evitar alimentos ultraprocessados e priorizar frutas e legumes. Essas são as dicas da nutricionista Layla Wynny, da Hapvida NotreDame Intermédica, diante do desafio colocado aos pais com a alimentação infantil na volta às aulas.

 

Um cardápio saudável ganha cada vez mais importância também na qualidade de vida. O Brasil é um dos países em que cresce o número de crianças e adolescentes com obesidade. Atualmente, a doença afeta uma em cada três pessoas entre zero e 19 anos, segundo o Atlas Mundial da Obesidade.

 

Esse quadro impulsiona as estatísticas de casos infantis e na adolescência de diabetes, asma e hipertensão, entre outras doenças, o que pode afetar a saúde também na vida adulta.

 

De forma geral, a lancheira ideal fornece a energia necessária para que a criança passe todo o dia escolar com disposição. Para aquelas que têm até 5 anos, o desafio está na criação de hábitos saudáveis, entre eles o consumo de frutas.

 

“Os pais devem preferir a composição simples, com alto teor de fibras e baixo teor de sódio. Esses cuidados ajudam a garantir escolhas mais nutritivas e alinhadas a uma alimentação equilibrada”, orienta Layla.

 

O bom funcionamento do organismo deve ser pensado a partir de alguns grupos de produtos. “É importante selecionar uma alimentação balanceada, incluindo sempre uma fonte de carboidrato, como pães ou bolinhos caseiros. A lancheira ainda deve ter uma fonte de proteína, como queijos, ovos de codorna, iogurtes ou patês de frango”, afirma.

 

Como fazer a hidratação

 

Para a nutricionista, a fruta in natura, em vitaminas ou sucos naturais deve estar presente. O mesmo ocorre com a hidratação. Layla recomenda água, água de coco ou sucos. Refrigerantes e sucos de caixinha devem ser evitados em razão do excesso de açúcar e aditivos.

 

Sobre a quantidade, a especialista afirma que as necessidades nutricionais variam de forma individual – levando em conta como a criança é ativa e seu nível de atividade física. A orientação médica ou de uma nutricionista auxilia nesse processo.

 

Aspectos lúdicos auxiliam na aceitação da lancheira saudável. Um exemplo é criar um cardápio colorido e cortar os produtos em formatos divertidos.

 

O planejamento é uma alternativa diante da correria no cotidiano das famílias. “Muitos pais separam um dia da semana para preparar patês e cortar as frutas. Isso facilita a organização”, sugere.

Últimas Notícias

Lítio Verde Gera Mais De 100 Oportunidades De Trabalho No Vale Do Jequitinhonha

A construção da segunda planta greentech da Sigma Lithium, localizada entre as cidades de Itinga e Araçuaí, no Vale...

Guincho 24H Em Ribeirão Preto: Miroexpress, Sua Melhor Opção!

Se você precisa de um guincho 24 horas em Ribeirão Preto, a MiroExpress é a escolha certa para garantir...

4Beachgym: A Primeira Academia Pé Na Areia Do Brasil Revoluciona O Conceito De Treinamento Físico

Os alunos da academia fazem todo o treinamento como se estivessem na areia da praia no meio dos centros...

Kitnet Token: Oportunidade Real De Ganhos Com Imóveis E Rwas Na Blockchain

O Kitnet Token é um projeto consolidado que une o mercado imobiliário tradicional à tecnologia blockchain, oferecendo um modelo...
- Advertisement -

Imosuccess: A Revolução Da Tokenização Imobiliária Na Blockchain

O setor imobiliário está prestes a passar por uma transformação sem precedentes! A Imosuccess surge como a solução definitiva...

Como Conviver Com Vizinho Barulhento Lei Do Silêncio?

Dicas e a Lei do Silêncio em AtibaiaViver em comunidade traz muitos benefícios, mas também pode apresentar desafios, como...

Deve Ler

Lítio Verde Gera Mais De 100 Oportunidades De Trabalho No Vale Do Jequitinhonha

A construção da segunda planta greentech da Sigma Lithium,...

Guincho 24H Em Ribeirão Preto: Miroexpress, Sua Melhor Opção!

Se você precisa de um guincho 24 horas em...
- Advertisement -

Você pode gostar tambémRELACIONADO
Recomendado