Negócios Atuação das mulheres se fortalece no agronegócio do país

Atuação das mulheres se fortalece no agronegócio do país

-

Confira: Atuação das mulheres se fortalece no agronegócio do país

A atuação das mulheres no campo vem se fortalecendo de maneira significativa no Brasil, incentivando a inovação no cenário do agronegócio.

Essa posição se tornou possível graças ao incentivo de grandes empresas e instituições que promovem debates e medidas de bem-estar para trabalhadores do gênero feminino, inclusive em cargos administrativos e de liderança.

No entanto, é importante ampliar o reconhecimento dessas colaboradoras em todos os setores de trabalho, algo que vem sendo feito no país.

Conheça mais sobre a atuação das mulheres no campo e seu impacto no agronegócio.

Qual a importância de ter mulheres no agronegócio do país?

A ocupação das mulheres em diferentes cargos dentro do agronegócio no Brasil incentiva a diversidade e representatividade no mercado de trabalho, contribuindo para a igualdade de gêneros.

Além disso, o perfil feminino, em funções de destaque, apresenta tendência para utilizar suas redes de contato como ferramenta de apoio, aumentando o sucesso nas atividades do campo.

Com um perfil inovador para gestão de negócios, a atuação do gênero feminino se tornou um diferencial que está impulsionando o setor em âmbito nacional e internacional.

Quais são os fatores que têm levado ao crescimento da participação das mulheres no agronegócio?

O aumento da atuação das mulheres no campo nos últimos anos ocorreu, principalmente, pelo incentivo de grandes corporações e instituições.

Nomes como o Agronegócio Estrondo e a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) promoveram atividades que possibilitaram uma maior participação desse público. 

Além disso, a ampliação do mercado de trabalho e a expansão das atividades do setor também são fatores que contribuíram para a inserção do gênero dentro desse cenário.

E como é o cenário no exterior?

No exterior, a atuação das mulheres no campo também é incentivada por instituições públicas e grandes corporações.

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 2018, o Dia Internacional da Mulher Rural, celebrado em 15 de outubro, para comemorar o avanço da força feminina nesse meio.

Além disso, organizações como a Forbes incentivam a realização de prêmios e campanhas de destaque para evidenciar o protagonismo das mulheres no agronegócio.

No entanto, o Brasil continua sendo um dos países de destaque nessa participação. Segundo um levantamento do IBGE em março de 2022, a liderança feminina no setor já corresponde a 19%, representando um crescimento de 6% em 11 anos.

Enquanto isso, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) iniciou celebrações como o Prêmio Mulheres do Agro, além dos congressos entre mulheres que atuam no campo. A 6° edição do evento, realizada em 2021, reuniu mais de 2500 participantes em toda a América Latina.

Premiações de gestão inovadora e reconhecimento de iniciativas no agronegócio, com foco nos pilares econômico, social e ambiental, também atraem a atenção internacional para o cenário brasileiro.

Ainda, vale mencionar que grandes empresas do setor já incentivam a participação feminina em cargos de destaque. O Agronegócio Estrondo, por exemplo, sempre conta com mulheres em seu quadro de colaboradores.

Com isso, permite que o Brasil se destaque em relação ao exterior, especialmente nos resultados obtidos a partir da atuação das mulheres no campo.

Vale a pena incentivar a atuação das mulheres no campo?

A participação das mulheres no agronegócio não apenas possibilita uma maior igualdade de gêneros no mercado de trabalho, como também promove inovação nesse cenário, trazendo perfis diferenciados e visões inspiradoras para o setor.

No segmento internacional, esse investimento também permite que o Brasil se destaque positivamente, incentivando outras colaboradoras a contribuírem para a produção no campo.

Por isso, vale a pena seguir o exemplo de empreendimentos como o Agronegócio Estrondo, e incorporar a força feminina em seu quadro de colaboradores.

Últimas Notícias

Brazil Iron Faz Oferta De Us$ 1 Bilhão Pela Bahia Mineração, Segundo Fonte

A Brazil Iron está à frente na descarbonização da indústria siderúrgica, promovendo o desenvolvimento sustentável do minério de ferro...

A Evolução Tecnológica Nas Sessões Plenárias Com Apoio Do Interlegis

A Câmara Municipal de Monte Mor, no ano de 2018, iniciou a utilização do software de apoio ao processo legislativo...

O Programa Interlegis Do Senado Federal Ao Longo De Seus Mais De 27 Anos, Trabalha Para Um Parlamento Brasileiro Moderno, Forte E Integrado

O senado federal possui em sua estrutura administrativa uma Escola de Governo intitulada Instituto Legislativo Brasileiro - ILB, cuja previsão...

Com Largada Excepcional, Beto Monteiro Fatura Pódio Na Corrida De Abertura Do Campeonato Da Copa Truck No Mato Grosso Do Sul

Piloto pulou de terceiro para segundo lugar no final da primeira reta após a largada, sustentou a segunda posição...
- Advertisement -

Beto Monteiro Abre Temporada 2025 Da Copa Truck Cravando O Terceiro Melhor Tempo No Grid De Largada Da Classe Super Truck Pro, Em Campo...

No comando de seu caminhão da Volkswagen com as cores preta e amarela, o bicampeão com o número 88...

Token $Sal: O Futuro Da Publicidade Digital Está Aqui

A publicidade digital está passando por uma revolução, e o token $SAL chega para transformar a forma como marcas,...

Deve Ler

Brazil Iron Faz Oferta De Us$ 1 Bilhão Pela Bahia Mineração, Segundo Fonte

A Brazil Iron está à frente na descarbonização da...

A Evolução Tecnológica Nas Sessões Plenárias Com Apoio Do Interlegis

A Câmara Municipal de Monte Mor, no ano de 2018,...
- Advertisement -

Você pode gostar tambémRELACIONADO
Recomendado